Clique nas imagens para ampliar
O cadinho de porcelana é um pequeno recipiente de forma que se assemelha muito a de um pote. Á sua composição, podem ser feitos de metal ou de cerâmica, mas nos laboratórios é mais comum encontrarem em cerâmica. Sua principal utilização mais rotineira é para o aquecimento de sólidos a temperaturas elevadas em forno Mufla tipo LGI-SX2-4-10, embora possa ter diferentes aplicações em um ambiente laboratorial.
O cadinho de porcelana é uma mistura de compostos formando uma porcelana refratária cujos elementos predominante são: zircônio e óxido de alumínio.
A Laborglas possui diversos modelos de cadinho de porcelana, tais como:
- Cadinho de Porcelanaforma baixa com tampa, nas capacidade de 15, 25, 30 e 50 ml, podendo ser fabricados em outras capacidades sob demanda.
- Cadinho de Porcelanaforma média com tampa, nas capacidade de 5, 10, 25, 30, 50 e 100 ml, podendo ser fabricados em outras capacidades sob demanda.
- Cadinho de Porcelanaforma alta com tampa, nas capacidade de 15, 25, 30 e 50 ml, podendo ser fabricados em outras capacidades sob demanda.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CADINHO DE PORCELANA
Para utilização em calcinação e fusão de materiais sólidos ou pastosos, normalmente em muflas, em temperaturas entre 1.000 a 1.200 graus centígrados, não sendo necessário o resfriamento prévio da Mufla tipoLGI-SX2-4-10, pode também ser utilizado diretamente no bico de Bunsen Laborglas com sustentação de um tripé e placa de vidro cerâmico podendo o cadinho ser colocado diretamente na temperatura de teste e retirado desta para a temperatura ambiente, sem riscos de dano com o choque térmico.
O cadinho de porcelana quando utilizados em uma Mufla tipoLGI-SX2-4-10 em temperaturas entre 1.000 a 1.200 graus centígrados recomenda-se um tempo de permanência entre 20 a 30 minutos, para uma perfeita calcinação, podendo ser maior, quando utilizado em temperaturas mais baixas que as acima citadas.
O cadinho de porcelana quando é utilizado com fundentes como o borax, seu uso é de apenas uma única vez, o borax ataca à porcelana.Outros fundentes não chegam a atacar a porcelana com a intensidade do borax, podendo ser reutilizados. Um aspecto do Cadinhos de Porcelana vitrificado, com exceção do fundo externos, são resistentes a trabalhos com Ácido Clorídrico.
O Cadinhos de Porcelana é muito resistente ao calor, entretanto, é essencial que o operador sempre leve em consideração a resistência mecânica do recipiente e, principalmente, do tipo de material que sustentará o cadinho em aquecimento.
Os Cadinhos de Porcelana quando aquecido, por contato direto de uma chama de bico de gás é necessário cuidado ao escolher um suporte para sustentá-los. Apesar de muitos resistentes a elevações de temperatura, os cadinhos não possuem uma grande resistência mecânica, então se faz necessário cuidado ao escolher um suporte para sustentá-los. Habitualmente, a melhor solução é um anel metálico triangular coberto com 3 tubos cerâmicos, o que confere ao cadinho mais estabilidade e menores alterações bruscas de temperatura.