Clique nas imagens para ampliar
O dessecador a vácuo Laborglas é um recipiente de vidro reforçado utilizado para guardar substâncias em ambientes com baixo teor de umidade, para isso é necessário um agente de secagem chamado dessecante (silicagel) para inibir a umidade em seu interior. Sua tampa é lubrificada (normalmente com graxa de silicone) para que se feche de forma hermética para que o conteúdo esteja completamente isolado do meio para garantir uma um ambiente isento de umidade recomendamos a utilização de uma bomba de vácuo LGI-DVP-1.
A Laborglas possui 2 modelos de dessecador a vácuo:
dessecador a vácuo em vidro, fabricado em vidro, com tampa para conexão de Vácuo de fácil manuseio, nas capacidades de 160, 200, 250 e 300.
dessecador a vácuo em plástico, fundo fabricado em PP e tampa fabricado em PC, com tampa para conexão de Vácuo de fácil manuseio, nas capacidades de 150, 200 e 250.
Normalmente o agente dessecante mais utilizado no dessecador a vácuoLaborglas é a sílica-gel, um composto incolor. Costuma-se, entretanto ser adicionado um indicador de umidade, que contem sais de cobalto. Quando esta seca apresenta uma coloração azul intensa.
No dessecador a vácuoLaborglas após a ser colocada a sílica-gel no fundo e acrescenta-se o placa de porcelana e sobre ela se adiciona a substância a ser seca.Com o recipiente tampado, a água, por diferença de pressão, ao sair da condição de solvente hidratando o sólido em questão evapora e tende a solvatar (combinar-se com molécula do solvente) os cristais de sílica, que possui propriedades higroscópicas absorvendo a umidade do ar.
Entretanto, após algum tempo, a eficácia da sílica que é colocada no dessecador Laborglas, torna-se inapropriada para os objetivos esperados, quanto mais se atinge o equilíbrio entre a concentração de água nos seus cristais, nesse caso deve-se trocar a sílica.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O DESSECADOR A VÁCUO
Recomendamos a utilização de bomba de vácuo bomba de vácuo LGI-DVP-1, se a pressão no interior do Dessecador a vácuo Laborglas, diminuir, o vapor de água contido em ambos na sílica e na substância tenderá se dispersar (espalhar-se em borrifos ou gotas) para o meio (também por diferença de pressão). Porém, a sílica geralmente é mais higroscópica que o outro sólido e perderá umidade para o meio mais facilmente. Ao saturar-se de umidade ela adquire uma coloração rosada e torna-se incapaz de absorver a água do interior do Dessecador a vácuo Laborglas , devendo ser regenerada, até que readquira a coloração azul. Esse método é aplicado utilizando-se uma bomba de vácuo bomba de vácuo LGI-DVP-1 para auxílio do processo de secagem de substâncias e para retirar os gases e vapores d’água do interior do recipiente e reduzir a pressão no interior do Dessecador a vácuo Laborglas, quando o mesmo apresenta uma válvula para esta finalidade na tampa. Após o vácuo desejado, a válvula é fechada e a bomba de vácuo desacoplada.